Posts Recentes

12:00

A dieta Dukan - Dieta de princesa?

O verão ao meu ver é uma estação que desperta comportamentos muito bons e outros muito ruins nos seres humanos.

Nos comportamentos muito bons podemos descrever a vontade de ter um corpo em forma, perder o eventual excesso de peso e ter mais saúde. O problema é que se busca o melhor praticando o pior. Então para conseguir resultados para o bom comportamento, iniciamos os maus comportamentos.

Via de regra, a busca pelo corpo melhorado no exterior passa por irresponsabilidades e loucuras que fazemos com o nosso interior. Ficar sem comer, exercícios em excesso, ingestão de drogas, calorias de menos, restrição a somente um grupo alimentar...a lista é interminável.

O que chama a atenção é que ninguém fala de reeducação alimentar associada a exercícios físicos diários. Isso porque essas duas ações exigem tempo, comprometimento e disciplina de quem se dispõe a perder peso e manter sua saúde. Por outro lado, não podemos esquecer o fato de que a manutenção do sobrepeso é muito mais prejudicial à saúde do que qualquer dieta, então acredito que qualquer esforço para perder peso seja válido. Confuso não é mesmo?

O ideal seria conseguir se reeducar e só depois utilizar dietas como artifícios para perder aqueles 5 últimos quilos que se negam a nos abandonar, ou por causa de uma dieta dessas, as pessoas pudessem tomar gosto pelo novo corpo e procurassem uma reeducação alimentar para manter o que conquistaram.

Nessa linha gostaria de falar sobre a dieta Dukan. Não sou médica e não tenho qualificação para prescrever dietas. O que faço aqui é contar sobre fatos interessantes do livro do Dr. Dukan e a minha experiência com a tentativa de fazer esta dieta. Se quiser informações sobre a dieta em si acesse: http://www.magraemergente.com/obesidade-emagrecimento/dieta-dukan-a-dieta-que-fez-kate-middleton-emagrecer-para-o-casamento-real . É uma matéria bem escrita e com bastante detalhes.

Eu não consegui passar do segundo dia da dieta. É quase insuportável a letargia resultante da ingestão excessiva de proteínas (o médico alerta sobre esse efeito no livro). Não vou nem comentar o mau hálito e a boca seca. 

Contudo, aprendi coisas interessantes no livro que gostaria de comentar. O Dr. Dukan chama carboidratos, proteínas e gorduras de trio CPG e diz que todos os alimentos são formados por esses três nutrientes. Ele diz que ao invés de contar calorias, é melhor você controlar de qual destes três nutrientes as suas calorias estão vindo. Ele alerta para o fato de que o nosso corpo gasta muita caloria para consumir proteínas (30% de gasto calórico), 12 % para consumir gorduras e somente 7% para consumir carboidratos.

Ele diz também que há uma "fórmula de ouro" para engordar. A fórmula que faz seu intestino assimilar calorias de maneira totalmente eficiente. A fórmula é a seguinte: 5 partes de carboidrato, 3 partes de gordura e 2 partes de proteínas. Essa é a mesma fórmula do leite materno e que faz os bebês crescerem e ganharem peso...Então, se dentro da sua reeducação alimentar você quer impulsionar a perda de peso, consuma mais proteínas magras, corte as gorduras e coma carboidratos integrais (liberam açúcar devagar no organismo e não sobrecarregam o pâncreas) com muita moderação.  

Indico o livro como acréscimo de conhecimentos gerais sobre nutrição. Ele custa aproximadamente R$ 40,00 e o da capa azul clara é a versão em inglês. Você já encontra nas livrarias a versão em português.

Lembre-se de sempre procurar um nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer programa alimentar.


0 comentários:

Postar um comentário