Posts Recentes

21:43

Cronobiologia - A ciência dos relógios biológicos

A grosso modo, a cronobiologia é conhecida como a ciência que estuda os relógios biológicos. Os relógios biológicos são mecanismos que todos temos e que se traduzem em hábitos diários.

A cronobiologia prega que existe um horário correto, ou um melhor horário para tudo o que fazemos. Existe um melhor horário para se realizar uma cirurgia, tomar injeções, realizar determinados exames, nos alimentarmos, tomarmos certos medicamentos e  até para realizarmos tarefas complexas e nos exercitarmos.

O nosso post de hoje é bastante específico e vai ensinar a driblar a sua dieta usando a cronobiologia. Com isso, os efeitos da "trapaça" que todos cometemos eventualmente, não serão sentidos na balança.

Todos sabemos a sensação de nos privarmos de determinados alimentos na nossa alimentação diária. Tem dias que é quase impossível resistir a um pedaço de chocolate, uma friturinha, ou um pedaço de pão branco...é nessas horas que o conhecimento do que acontece com nosso relógio biológico ajuda.

A cronobiologia diz o seguinte:

Quer comer um alimento mais gorduroso ou uma fritura? O melhor horário é às 10:00 da manhã. A vontade é de comer carboidrato? Caia matando às 13:00. O seu desejo é de um doce? O melhor horário é às 14:00. E se você é daqueles que não abrem mão de uma cervejinha ou outra bebida alcoólica, manda ver às 17:00.

Lembre-se. Não é para trapacear todos os dias. Manter a rotina na alimentação diária é a melhor alternativa para cultivar o corpo e a mente saudáveis.  

O assunto é realmente extenso e muito interessante. Se você quiser aprender mais sobre cronobiologia acesse este livro on line.

0 comentários:

Postar um comentário